3 dicas para garantir a segurança nos condomínios com Portaria Virtual ou Autônoma - Grupo Força Tarefa

3 dicas para garantir a segurança nos condomínios com Portaria Virtual ou Autônoma

Compartilhe:

Você que mora em um Condomínio com Portaria Virtual (também conhecida como Portaria Remota) ou com Portaria Autônoma, sabe o que deve fazer para garantir a sua segurança e a de seus vizinhos?

Um dos pilares da segurança do prédio, são os moradores. Além da empresa de segurança e do síndico, os moradores também têm seu papel para garantir a segurança, pois as atitudes deles podem comprometer ou favorecer a segurança. Por isso, trouxemos 3 dicas muito importantes para quem mora em Condomínios com Portaria Virtual ou Portaria Autônoma.

Não liberar a entrada de alguém com o mesmo acionamento que o seu

A primeira dica é não deixar ninguém entrar no Condomínio com o seu acionamento. No portão da garagem, por exemplo, quando acionado, apenas o seu veículo deve passar, mas às vezes acontece de alguém estar logo atrás de você e aproveitar que o portão está aberto e assim entrar sem acionar o próprio controle. É necessário que cada um acione o portão com seu próprio controle para que a empresa de segurança tenha todos os registros de quem acionou.

Nos portões de pedestres isso também acontece, mas não deveria. Muitas vezes as pessoas aproveitam que alguém abriu o portão para entrar junto e você pode pensar que não tem problema porque você conhece a pessoa, mas de qualquer forma é necessário que a pessoa faça seu próprio acionamento para ter tudo registrado.

Vale ressaltar também que bandido não se veste de bandido, então não se pode confiar em uma pessoa só por ela estar bem vestida e deixa-la entrar sem antes entrar em contato com a Central de Monitoramento (nos casos de Portaria Virtual) ou com o morador que ela irá visitar (nos casos de Portaria Autônoma).

Não entrar a pé pelo portão da garagem

Em alguns condomínios é permitido passar pelo portão da garagem por alguns motivos específicos, por exemplo, às vezes a lixeira fica muito próxima do portão da garagem e o acesso fica mais fácil pelo portão da garage. Mas são poucas exceções.

Então se o seu condomínio não tem essas especificações, você não deve entrar pelo portão da garagem, pois há risco de acidentes e porque dificulta muito para a Central de Monitoramento fazer o controle de acesso. E se você ver alguém entrando e não conseguir impedir, avise a Central de Monitoramento, ou até mesmo acione o botão de pânico se necessário.

Não repassar seus dispositivos de acesso

É importante que nenhum morador repasse seus dispositivos de acesso, como os controles de portões e tags para terceiros. Isso pode causar muitos problemas, porque as pessoas vão estar entrando no condomínio com um veículo que não está cadastrado ou ainda apertar um botão errado e ligar o botão de pânico por engano. Além de que a pessoa que você emprestou o dispositivo pode repassar para outra pessoa sem saber. Portanto, seus dispositivos de acesso são intransferíveis.

Então tudo isso é importante porque a empresa de segurança, o síndico e os moradores formam o pilar da segurança do condomínio.

No vídeo, explicamos melhor cada um desses pontos. Assistam e compartilhem com seus vizinhos!