Segurança Eletrônica - tendências para 2021 - Grupo Força Tarefa

Segurança Eletrônica – tendências para 2021

Compartilhe:

É notório que o uso das ferramentas digitais é e será cada vez mais essencial e no universo da segurança eletrônica. E as opções são muitas.

Existem diversos dispositivos que operam para aumentar a proteção e também facilitar o dia a dia das pessoas, muitos já não são mais novos, mas estão melhorando cada dia mais.

Saiba quais são as tecnologias da segurança eletrônica que prometem vir para ficar em 2021.

CÂMERAS INTELIGENTES

As chamadas câmeras inteligentes podem ter várias destinações. As mais utilizadas são a biometria (reconhecimento facial e digital principalmente), o reconhecimento de placas e a medição de temperatura.

RECONHECIMENTO BIOMÉTRICO

Essa ferramenta teve origem nas investigações criminais, onde os investigadores da polícia usavam para reconhecer suspeitos.

E hoje, a biometria se faz presente em empresas e condomínios, com o objetivo de controlar acessos e identificar as pessoas dentro destes locais.

O funcionamento acontece por um software de inteligência artificial em tempo real. O reconhecimento facial tem uma sistemática feita por etapas, que inicia pela detecção do rosto do indivíduo, faz a leitura desta imagem, decodifica os dados e então faz a identificação da pessoa.

Esta automação eliminou a necessidade de um controle de acessos manual, que era feito por alguém que precisava estar fisicamente no local. E na questão de segurança de dados, a biometria tem papel de destaque no combate a fraudes e roubo de informações. Outra vantagem são os custos, que normalmente não exigem investimentos elevados.

RECONHECIMENTO DE PLACA VEICULAR

Outra função desempenhada pelas câmeras inteligentes é o reconhecimento de placas de veículos. Com essa ferramenta é possível selecionar quais veículos estão autorizados a entrar em determinado local.

Essa função também pode ser usada para identificar veículos roubados.

Ao fazer a leitura e constatação da placa, os dados são enviados para um sistema informatizado, e acionará a polícia para que se iniciem as buscas atrás do ladrão.

MEDIÇÃO DE TEMPERATURA

A medição de temperatura está sendo muito utilizada durante a pandemia, e essa pode ser mais uma das finalidades das câmeras inteligentes.

Através da termografia, a temperatura corporal é indicada em vídeo através de cores, destacando as mais elevadas.

Então alguns locais estão investindo nesse tipo de câmera, pois assim é mais fácil controlar quem está com suspeita de febre, que é um dos sintomas do covid-19, podendo encaminhar os suspeitos rapidamente para testagem.

PORTARIA VIRTUAL

As portarias virtuais (também chamadas de portaria remota) não são novidades no Brasil. Mas desde março de 2020, no contexto do isolamento social, sua demanda só tem crescido.

Seu desempenho é automatizado, ou seja, não há a necessidade de um porteiro presencial. O controle de acesso e comunicação é realizado remotamente, por pessoas que estão em uma central que pode estar distante do local a ser monitorado. Quer saber mais sobre a portaria virtual? Clique aqui

E a tendência é que a demanda por esse tipo de portaria só aumente, devido à sua praticidade e baixo custo de investimento, além da grande redução de custos com a portaria física.

SENSORES INTELIGENTES

Os sensores inteligentes são ferramentas que podem ser usadas em conjunto aos sistemas de segurança. Detectam movimentações suspeitas que possam ocasionar tentativas de invasão.

Também podem ser usados para automações, como por exemplo em portas automáticas, acionamento de luzes, dentre outros.

Quais dessas tendências seu patrimônio precisa?

Após ver todas essas tendências é necessário analisar quais seriam úteis para deixar sua empresa, casa, condomínio, entre outros, mais seguro.

Um profissional da área de segurança pode te auxiliar nessa tarefa. No Grupo Força Tarefa oferecemos soluções completas e personalizadas de acordo com a sua necessidade.

Contamos com profissionais altamente capacitados e com parceiros que garante a aplicação das melhores ferramentas envolvidas em cada solução de segurança.

Entre em contato conosco e saiba mais.