Vigilância: principais serviços e equipamentos de segurança

Vigilância: principais serviços e equipamentos de segurança

Compartilhe:

Quando você pensa em vigilância, quais serviços e equipamentos de segurança você considera? Descubra agora os principais para proteger seu patrimônio!

Já parou para pensar que, tanto pessoas, quanto empresas, estão priorizando cada vez mais a vigilância, por meio da segurança privada?

Isso tem ocorrido principalmente por conta do aumento de crimes como assaltos, furtos e índices de violência em geral!

Mas, afinal, quais são os principais serviços e equipamentos de vigilância quando falamos em segurança? Acompanhe nosso conteúdo e descubra agora!

O que é vigilância?

A vigilância é um ramo de atividade da segurança que visa fornecer e garantir a proteção de pessoas e bens imóveis.

No Brasil, a vigilância foi regulamentada pela Lei nº 7.102 de 1983, para atividades de segurança privada em todo território nacional.

Assim, passaram a ser incluídos procedimentos para a abertura e funcionamento das empresas privadas para serviços de segurança, vigilância, proteção e escolta.

Mas quais serviços são oferecidos e quais equipamentos e tecnologias são utilizadas? Vamos descobrir tudo a seguir!

Serviços de vigilância

Primeiramente, o principal serviço desse tipo de segurança é exercer, preventivamente, a proteção das pessoas e do patrimônio que se encontram nos limites da área sob vigilância.

Além disso, outros fatores dependem das necessidades do local a receber o serviço de proteção, como o uso de arma de fogo, visando tanto a defesa pessoal, do patrimônio e do(a) próprio(a) profissional de segurança.

Nesse sentido, o uso de armas e munições dependem de autorização junto ao Ministério da Justiça, através do Depto. de Polícia Federal, que também valida o uso de cães treinados.

Créditos: giphy.com

Quais são os equipamentos de vigilância?

Falar em equipamentos de vigilância automaticamente se refere ao uso de tecnologia, fundamental para o auxílio dos serviços executados por profissionais de segurança.

Por isso, vamos conhecer os principais deles a seguir:

1. Biometria para a vigilância

Como um dos equipamentos de auxílio à vigilância, a biometria, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não se resume à impressão digital.

Assim, se trata de um estudo de características físicas dos seres humanos como forma de identificá-los individualmente. Por isso, é um recurso muito útil para controle de acesso.

Além da impressão digital, a biometria inclui outros tipos de identificação, como:

  • reconhecimento de íris;
  • retina;
  • reconhecimento de voz, entre outros.

Por fim, podemos dizer que o recurso funciona como uma espécie de senha única e individual, que permite o acesso de cada pessoa, auxiliando no trabalho da vigilância.

2. Reconhecimento facial

Com esse tipo de sistema, o visitante tem a entrada permitida. Ele deve olhar diretamente para a câmera e o equipamento reconhece sua face.

Então, nesse caso, auxilia o serviço de vigilância no sentido de verificar as características da pessoa, permitindo sua entrada somente após o cruzamento de dados.

3. Identificação de placas

Outro equipamento a auxiliar as atividades de vigilância é a identificação de placas, outra tecnologia de segurança patrimonial com grande eficácia.

Assim, no sistema de câmeras é integrado um software que faz a leitura das placas e, por meio de um banco de dados, é identificado o veículo.

Ou seja, qualquer veículo suspeito será parado na guarita, para que seja feita a identificação pelo(a) vigilante.

Conte com a vigilância da Força Tarefa!

Além da especialidade em muitos serviços de segurança privada, o Grupo Força Tarefa executa Vigilância com técnicas atuais, procedimentos eficientes e inteligentes.

  • Seleção: profissionais escolhidos após análise e processo seletivo rigorosos;
  • Acompanhamento: profissionais são constantemente supervisionados e orientados;
  • Atualizações: treinamentos periódicos e cursos de atualização de conhecimentos técnicos e operacionais;
  • Treinamento tático: preparados para agir da melhor forma possível em situações de emergência.

Por isso, descubra agora como a Força Tarefa pode ser a melhor solução para a segurança do seu patrimônio. Entre em contato conosco!