Grupo força tarefa
Grupo força tarefa

O que é monitoramento de alarme?

O que é monitoramento de alarme?

   Monitoramento de alarme, um sistema que vem se popularizando cada dia mais quando o assunto é resguardar a segurança do local e prevenir perdas. Segundo a ABESE (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança) os sistemas de monitoramento de alarme cresceram 13% no ano de 2020.

   Com a instalação de sensores no local, a conexão dos equipamentos com a central de alarme e o monitoramento realizado por monitores treinados. Mas, hoje em dia vem se tornando indispensável . Hoje vamos explicar para vocês como funciona um monitoramento de alarme e principalmente o que ele é.


Como o monitoramento de alarme começou?

   Antes de entender o que efetivamente é, é importante entender como ele iniciou. O primeiro monitoramento de alarme foi criado por Marie Van Brittan Brown. Ela inventou ele em 1966 e patenteou em 1969.

   Em 1966 ele funcionava com o uso de 1 câmera e 4 olhos mágicos na porta. Essa câmera “olhava” por esses olhos mágicos e também tinha um sistema de microfone acoplado e ela conseguia falar com o visitante a distância.

   Mas Marie sabia que isso não era o suficiente, então ela adicionou um botão de pânico que acionava as autoridades.

   Mas é claro que, se nos dias de hoje você tem interesse nesse serviço, saiba que ele se atualizou bastante e que as coisas funcionam de maneira bem mais tecnológicas e atuais do que em 1966.


A evolução do monitoramento de alarme

   Atualmente os sistemas de monitoramento contam com vários sensores para poderem prevenir perdas. Além disso, aqui no Grupo Força Tarefa, temos um apoio tático que sempre que ocorre um disparo vai até o local para poder fazer uma verificação externa da situação do local e passa um retorno para o morador com fotos. Sem falar que as câmeras do local são verificadas logo após qualquer disparo de alarme.

   Alguns desses sensores utilizados são:


  • Sensor Ativo – Geralmente instalado em cima de muros. Esse sensor é uma zona 24 horas. Então chega o alerta mesmo após o alarme ter sido desarmado.
  • Sensor WG e AB – Esses dois são utilizados para um mesmo fim: detectar a abertura. A diferença entre eles é que o sensor AB geralmente é usado em uma porta, janela ou portão pequeno e o sensor WG é usado em em portões grandes e pesados
  • IVP – Usado para detectar movimentação.
  • Pets – Utilizado caso o morador tenha animais de estimação. Ele detecta a massa e descarta o disparo caso a massa seja menor do que 30 quilos.
  • Infras – Esse é usado para caso algum ponto seja ultrapassado

   Além disso, tem também o aplicativo, que através dele tem como: Visualizar todas as câmeras do local, abrir e fechar portões, acionar um sistema de irrigação e muitas outras possíveis automações do local.


Quais os benefícios à segurança?

   Você já entendeu como funciona, mas qual a diferença ele faz efetivamente na segurança do local?

   Com o sensor Ativo, as invasões por cima de muros podem ser detectadas, mesmo que você esteja em casa com o alarme desarmado. Já que ele é uma zona 24 horas.

  Já o WG e o AB, vão identificar caso aconteça alguma tentativa de forçar a abertura do portão, porta ou janela. O que vem acontecendo bastante, os bandidos forçam o portão para poder realizar a invasão.

   E caso você tenha um pet, pode usar o sensor pets na parte interna para que seu alarme não dispare sempre.

   Portanto, você já percebeu que realmente faz a diferença na detecção e prevenção de invasões. Sem falar no alarme sonoro que é disparado junto com o alarme e assim avisar os vizinhos.

   Para mais algumas informações você pode assistir o vídeo abaixo:


https://youtu.be/SF8e8cnLZNI

Qual empresa de monitoramento de alarme contratar?

   Várias empresas de segurança privada hoje prestam esse serviço, e a tecnologia não é o que faz a diferença entre essas empresas. O que podemos observar de diferente é o atendimento e o conhecimento para atender a necessidade do seu local.

   O Grupo Força Tarefa está a mais de uma década no mercado, começamos com o serviço de vigilância armada e portaria presencial para depois partirmos para o serviço de monitoramento de alarme. Temos o conhecimento necessário para te ajudar a manter a segurança do seu patrimônio.   Além disso, os nossos profissionais treinam constantemente e a nossa missão é levar para os nossos clientes a liberdade de estarem seguros. Clique aqui para solicitar o seu orçamento. Estamos à sua disposição para poder solucionar sua necessidade de segurança!