Grupo força tarefa
Grupo força tarefa

Tem diferença de vigia para vigilante?

Tem diferença de vigia para vigilante?

   Quando falamos de contratar um vigilante ou um vigia, existe diferença entre eles? E se sim, quais são elas? Bom, é sobre isso que vamos falar hoje!

   Todos sabem que a segurança privada vem se tornando cada vez mais indispensável. E hoje vamos tratar também sobre qual a melhor solução de segurança para você.


Como surgiu a segurança privada?

   A função de vigilante iniciou juntamente com a segurança privada. Elas tiveram início em 1820 nos Estados Unidos. Ela começou devido a um grupo de homens, os quais foram organizados por Allan Pinkerton, com o objetivo de proteger o presidente Abraham Lincoln. 

   E foi assim que Allan acabou por fundar a primeira empresa de segurança privada do mundo, a Pinkerton. No início ela fazia a segurança apenas do presidente Abraham Lincoln, mas depois foi evoluindo e abrangendo outras áreas. 


   Porém, aqui no Brasil, as empresas que seguem esse ramo começaram apenas na década de 70, mas a categoria vigilante, foi oficializada apenas em 1983 pela lei 7.102/83.


O que o Vigilante faz?

  Um vigilante tem como função zelar pela integridade física e material de pessoas, empresas, eventos ou até instituições. Ele faz a segurança do local e das pessoas, averiguando atitudes suspeitas e mitigando perdas. Além disso, em casos de riscos da integridade ele pode atuar com seus conhecimentos e imobilizar alguém ou até atitudes mas ofensivas dependendo do caso.

   Para poder tomar todas essas ações em casos de risco, o vigilante precisa passar por um curso. Ele aprende técnicas de imobilização, como se portar em situações de sinistros e até por aulas de uso e manuseio de armas de fogo. Essas aulas e treinamentos fazem toda a diferença na atuação do profissional e na preservação do patrimônio e das pessoas.


Tem diferença de vigia para vigilante?

   A resposta para essa pergunta é: Sim! E vamos explicar algumas dessas diferenças para vocês aqui.Bom, a primeira delas é a profissionalização, um vigilante possui um curso específico, além de ser uma profissão reconhecida pela polícia federal.

   Outro ponto que diferencia esses dois é a questão de o vigilante, em uma situação de perigo, poder agir para impedir algo, e o vigia apenas poder alertar que algo aconteceu, mas não poder agir efetivamente contra.

   É como se o vigilante pudesse usar suas mãos, boca e pernas, mas o vigia apenas pode usar sua boca e pernas.

   Podemos falar também na questão de o uniforme do vigilante ter normas estabelecidas judicialmente. Um vigilante precisa fazer o uso de: colete aprova de balas, apito com cordão, uniforme com o emblema da empresa que ele trabalha e o crachá de identificação que deve ser trocado de 6 em 6 meses. Além de o vigilante não poder realizar o uso do uniforme fora do horário de trabalho.


Será que preciso mesmo contratar um vigilante?

   Na maioria das vezes pensamos que um vigilante vai solucionar a nossa necessidade de segurança e acreditamos que apenas ele poderia impedir alguma invasão ou furto. Mas, na verdade, estamos bem enganados.

   Tem diversas maneiras de manter a segurança do local sem necessariamente um vigilante no local. Claro que, em alguns casos, o vigilante é necessário e indispensável. Mas tem alguns pontos importantes que você pode validar antes de decidir por um vigilante, até porque contratar um vigilante não é barato.Alguns desses pontos são:


  • Qual o valor que pretendo gastar com segurança?
  • Qual o porte da minha empresa? 
  • Quais os mecanismos de segurança que eu já tenho no meu patrimônio?

   Sempre que recebemos um orçamento buscamos o melhor para o cliente, tanto na questão financeira como na de resguardar o patrimônio. Como somos a empresa de segurança privada mais completa de Uberlândia, Uberaba e região, conseguimos ajudar o cliente com a necessidade que mais vai atendê-lo.

   Então se você aí ficou com dúvidas sobre o que compensa mais contratar para a sua necessidade de segurança, pode clicar aqui para entrar em contato conosco. Vamos te ajudar com a sua necessidade de segurança e fornecer o melhor para o seu patrimônio!


Como escolher a empresa certa de vigilância?

   Uma das primeiras coisas que você deve olhar é se a empresa que você está pretendendo contratar é uma empresa que fornece serviço de vigilância ou de vigia. Pois o serviço de vigilância é regulamentado pela polícia federal e o serviço de vigia não.

   Além disso, não é apenas fazer segurança. Este serviço envolve muitas coisas, para saber mais você pode assistir o vídeo abaixo.


https://youtu.be/CTNnPPiWMZY

   A segunda coisa que você deve ver é se esta empresa é idônea, se tem pessoas confiáveis e com experiência na área para poder gerenciar a empresa.

   Por isso, recomendamos que vocês conheçam mais sobre a Força Tarefa. Somos uma empresa com mais de uma década de experiência, contamos com diretores com vasta experiência nesse mercado e levamos sempre o mais atual em tecnologia para poder fornecer não apenas segurança, mas atualidade e tranquilidade para os nossos clientes.

   Clique aqui e solicite o seu orçamento, e se quiser saber mais sobre segurança, nos sigam nas redes sociais! Até a próxima.