Grupo força tarefa
Grupo força tarefa

Porteiro e vigilante, qual a diferença?

Porteiro e vigilante, qual a diferença?

   Você já se perguntou alguma vez qual a função de um porteiro e a função de um vigilante? E principalmente, qual a diferença entre elas?

   Hoje viemos responder essa dúvida crucial e ajudar vocês com essa questão. Será que realmente um porteiro pode fazer um serviço de vigilante? E vigilante e qual a diferença entre um serviço de vigilante e o de um porteiro?

Porteiro e vigilante

Como começou a função de porteiro e vigilante?

   É interessante sabermos que todas as funções exigem muita atenção e dedicação dos colaboradores, quando se trabalha na área de segurança qualquer descuido pode ser um risco.

   A função de vigilante foi oficializada apenas em 1983 pela lei 7.102/83. Mas as empresas que seguem o ramo da segurança privada começaram no Brasil na década de 70. 

   Mas, nessa época, a segurança privada e a primeira empresa de segurança privada já existiam a muito tempo. A primeira empresa de segurança privada foi fundada por Allan Pinkerton, em 1820. Mas, no início, era uma empresa focada apenas em fazer a segurança do presidente Abraham Lincoln.

Porteiro e vigilante

Vigilante precisa de curso?

   Será que é mesmo necessário ter o curso de vigilante para poder atuar na área? A resposta para essa pergunta é: Sim! Todas as informações e tópicos que são estudados no curso fazem completa diferença na profissionalização do vigilante. 

   Não é apenas o estudo sobre o uso de arma de fogo, o vigilante passa por um treinamento de imobilização, primeiros socorros e de diversos pontos que fazem total diferença na atuação dele. 

   Mas não pense que após o curso o vigilante já não precisa de mais nada. Aqui, na Força Tarefa, nossos vigilantes são constantemente treinados e orientados por nossos líderes – profissionais na área da segurança. Além disso, tem a reciclagem que é necessário ser feita a cada 2 anos. E mesmo que o profissional não esteja atuando, basta ele fazer a reciclagem e pode retornar a sua área.

Uniforme de porteiro ou de vigilante?

 Sabia que a diferença entre eles não para na profissionalização necessária? O uniforme também possui diferenças. 

   A uniformização do porteiro não possui regras estipuladas  pela legislação, mas o uniforme de vigilante sim. Um vigilante tem que usar um colete a prova de balas, um apito com cordão, o emblema da empresa que ele trabalha e o crachá.

   Mas, além disso, ele precisa realizar a troca do crachá a cada 6 meses e não pode fazer o uso do uniforme fora do horário de serviço. 

Porteiro e vigilante

Mas na prática, como funciona?

   Primeiramente, você já entendeu algumas das principais diferenças quando falamos de um serviço de porteiro e um serviço de vigilante. Mas na prática, será que você precisa mesmo de um vigilante? É o que vamos te ajudar a descobrir.

   O porteiro faz o controle de acesso do local e quando tem algo de errado ele entra em contato com as autoridades e solicita apoio. Ele pode verificar as câmeras do local e barrar a entrada de pessoas sem autorização. Mas caso venha ter alguma invasão ou briga, ele não possui o treinamento e preparo para poder intervir.

   O Vigilante assegura a segurança do local e também barra a entrada de pessoas, mas caso venha a ter alguma invasão ele possui treinamento e preparo para intervir.

   Se você ainda tem dúvidas a respeito, pode entrar em contato conosco! Vamos te ajudar a entender qual a necessidade de segurança que você possui e a como solucionar ela.

Qual a melhor empresa de portaria e  vigilância?

   Uma das primeiras coisas que você deve olhar é se a empresa de segurança privada que você está pretendendo contratar é uma empresa que fornece serviço de vigilância ou de vigia. Pois o serviço de vigilância é regulamentado pela polícia federal e o serviço de vigia não.

   Para uma empresa de segurança privada prestar serviços de vigilância ela precisa ser regulamentada, assim como o Grupo Força Tarefa. Temos um certificado da Polícia Federal e toda a documentação necessária para a prestação desse serviço, tanto o de vigilância desarmada quanto armada.

   Por isso, recomendamos que vocês conheçam mais sobre a Força Tarefa. Somos uma empresa com muitos anos de experiência, contamos com diretores com vasta experiência nesse mercado e levamos sempre o mais atual em tecnologia para poder fornecer não apenas segurança, mas atualidade e tranquilidade para os nossos clientes.

  Temos como missão levar aos nossos clientes a liberdade de estarem seguros. Clique aqui e solicite o seu orçamento, e se quiser saber mais sobre segurança, nos sigam nas redes sociais e cadastre seu e-mail para receber as nossas novidades! Até a próxima.